OS PERIGOS DO APEGO AO PASSADO


(Autoria de Eliana Barbosa*)

 

Dias atrás, recebi uma mensagem, pela internet, de uma leitora do meu livro Acordando para a Vida, relatando a mim que ela é prisioneira de um estilo de vida que a está fazendo sofrer muito: o apego ao passado. E ela me pedia orientações para se libertar dessa prisão.

Como penso que a dificuldade dela seja mais comum do que possamos imaginar, compartilho, aqui, a minha opinião a respeito. 

O apego ao passado é um comportamento de pessoas que vivem mais ancoradas no ontem do que no hoje. Vão guardando objetos para que eles eternizem seus momentos vividos, e o pior é que muitos deles nem foram tão bons assim.  Mas, pouco a pouco, elas acabam presas às lembranças e não se permitem desfrutar o presente - essa dádiva com que Deus nos brinda a cada amanhecer. 

Se você se identifica com essa descrição, chegou a hora de se libertar, buscando a sua transformação pessoal através dos seguintes passos: 

  •  Mude  o seu ponto de vista em relação ao passar do tempo: deixe de vê-lo como uma maldição e aceite-o como uma bênção, pois lhe oferece valiosas experiências;
  •  Faça uma faxina na sua vida, começando pelas suas gavetas. Doe ou jogue fora tudo aquilo que já não lhe serve mais. Depois, uma faxina nas ilusões e emoções indesejáveis, que ano após ano só têm lhe envenenado a saúde do corpo e da alma. Desapegue-se de lembranças que lhe impedem de abrir o coração para o novo.
  •  Desfaça-se daquela pessoa inflexível e amarga que mora dentro de você e deixe desabrochar o ser humano alegre e poderoso que está clamando para viver o presente.   
  •  Perdoe-se pelos seus erros, bem como perdoe aqueles que feriram seus sentimentos. Coloque essas dores em um envelope e guarde-o nos arquivos do passado, definitivamente.
  •  Siga a lição desta grande mulher – a cantora Elza Soares - , que teve um passado muito triste, mas faz questão de viver o presente. Ela sempre diz: "My name is NOW! (Meu nome é AGORA!). Porque o passado eu já passei uma borracha e quero esquecer. O futuro para mim é uma mentira, porque ainda não aconteceu, então, eu tenho que viver bem o que é verdadeiro e real - o PRESENTE!" 
  • E,  mais do que tudo, ame-se muito, valorize-se cada vez mais e, com os passos firmes no presente, acredite que sempre é tempo de recomeçar.  O importante é querer resolver sua vida, mudar para melhor, querer se curar e ser feliz! Pois então, permita-se ser feliz! 

 

(*Eliana Barbosa é psicoterapeuta, terapeuta de Florais de Bach, coach de relacionamentos, escritora e palestrante no campo do autodesenvolvimento, e apresentadora em TV e rádio - www.elianabarbosa.com.br) 

=================================


E, agora, um CONVITE: Venha participar do CURSO "CURA DOS SENTIMENTOS", onde nós vamos abordar e utilizar as mais modernas técnicas e ferramentas, com comprovação científica, de cura e transformação, onde você vai, de uma vez por todas, aprender a tomar conta de sua vida, de seus pensamentos, sentimentos e de sua saúde física, relacional e financeira!!!


MAS ATENÇÃO: ESTE CURSO É CONTRAINDICADO PARA PESSOAS QUE DESEJAM PERMANECER DOENTES!